Lista de verificação de manutenção do carro: Conheça quais as 9 etapas essenciais que qualquer um pode fazer sem precisar ir ao mecânico!
A manutenção preventiva é essencial para evitar possíveis avarias, por exemplo, danos mais sérios ao veículo que podem custar caro, além de prevenir acidentes, evitar que seja preciso acionar a proteção veicular ou seguro, garantir o bom desempenho do veículo e manter sua conservação, principalmente, se for um veículo antigo.
Além da longevidade, manter qualquer veículo em boas condições com procedimentos de manutenção padrão também aumenta a segurança. Quando um carro está funcionando sem problemas e com desempenho ideal, não apenas há menos pressão no motor do carro e em outros componentes, como sua capacidade de dirigir não será prejudicada por um veículo comprometido.
O primeiro passo para identificar quais medidas devem ser adotadas para manter o bom estado de conservação e funcionamento do veículo é ler o manual do proprietário, mesmo que quase nenhum condutor faça isso, realizar essa tarefa é essencial para cuidar bem e identificar as necessidades de seu veículo, o que pode ajudá-lo a economizar muito dinheiro com inspeções e reparos.
Tópicos
- Lista de verificação de manutenção de carro
- 1. Verifique o óleo do motor do seu carro
- 2. Verifique os outros fluidos do seu carro
- 3. Verificando a bateria
- 4. Verifique, faça o rodízio e troque seus pneus.
- 5. Filtros de ar e cabine
- 6. Velas de ignição
- 7. Correias
- 8. Substituindo as palhetas dos limpadores de para-brisa
- 9. O que fazer quando a luz do mecanismo de verificação acender
Lista de verificação de manutenção de carro
Você também pode fazer uma verificação rápida de vários fluidos, especialmente óleo do motor e fluido de arrefecimento, que são muito acessíveis e fáceis de inspecionar. Sempre que observar um vazamento, é importante fazer o check-out imediatamente para mitigar quaisquer danos adicionais e reparos dispendiosos.
Confira a seguir quais os itens essenciais da lista de verificação de manutenção do carro:
1. Verifique o óleo do motor do seu carro
As empresas de troca de óleo colocam adesivos no pára-brisa com uma leitura futura do hodômetro informando o momento adequado para que retorne e realize a troca novamente. Nem todo veículo é igual – nem todo motor – então o número fornecido pode não necessariamente coincidir com o limite sugerido pela montadora, por isso, confira o manual do proprietário.
Embora feito pelo homem, o óleo sintético possui maior durabilidade, além de ser considerado mais limpo e mais eficiente do que o óleo comum ou as misturas sintéticas. Isso geralmente significa que você pode acumular mais quilômetros antes de precisar trocá-lo, em média 5.000 km, mas há outros que podem ter a troca realizada a cada 10.000 km.
O manual do proprietário deve oferecer algumas orientações sobre a viscosidade do motor e a quilometragem média por troca de óleo.
Você sempre pode verificar os níveis de óleo usando a vareta ou, em alguns veículos mais novos, um medidor eletrônico. Se o óleo estiver muito escuro ou parecer lamacento na textura, é hora de mudar. Um bom óleo de motor é um pouco translúcido com uma textura mais suave.
2. Verifique os outros fluidos do seu carro
Os carros também funcionam com outros fluidos e você mesmo pode verificá-los manualmente. O mais fácil é o fluido do lavador, o qual é muito fácil de reabastecer quando estiver com pouca água.
O líquido de arrefecimento do motor, o anticongelante e o fluido de direção vêm com varetas ou medidores, facilitando a verificação rápida dos níveis de fluido. O manual do proprietário pode não especificar como verificá-los ou corrigi-los, mas você pode se familiarizar com onde eles estão e dar uma olhada.
Os manuais geralmente não mencionam o fluido da transmissão, pois não há um valor universal de quilometragem sobre quando trocá-lo, por isso é melhor verificar com o fabricante para obter uma recomendação ao fazer a manutenção do carro.
O líquido arrefecedor e o anticongelante têm drenos distintos, embora reabastecer e substituir/recarregá-lo sejam duas tarefas distintas. Se você estiver com pouca carga, seja um vazamento ou outra coisa, é fácil completar durante a manutenção do carro.
3. Verificando a bateria
As baterias de carro são essenciais para a operação de um veículo saudável e, ao seguir as etapas corretas, são relativamente fáceis de testar ou substituir durante a manutenção do carro. Você pode obter informações mais detalhadas sobre como gerenciar a bateria do seu carro no guia do próprio veículo.
4. Verifique, faça o rodízio e troque seus pneus.
A pressão dos pneus sempre requer alguma inspeção, portanto, uma viagem curta pode fornecer pistas sobre se algum dos quatro pneus está mais baixo do que deveria. Verifique as bandas de rodagem e certifique-se de que não estão muito desgastadas; o limite de desgaste é de 1,6 mm.
Outro fator a ser avaliado além do desgaste da banda de rodagem é a pressão dos pneus, a qual deve ser verificada e restabelecida a cada 30 dias. O nível de calibragem ideal pode ser conferido no manual do veículo, batente da porta do motorista e lateral do pneu.
Em relação ao rodízio de pneus, o mesmo deve ser realizado para manter o equilíbrio de desgaste e oferecer uma direção mais segura. O indicado é que o rodízio seja realizado a cada 5.000 a 10.000 km rodados, além de realizar o serviço de alinhamento e de balanceamento quando efetuar o rodízio ou troca durante a manutenção do carro.
5. Filtros de ar e cabine
Existem dois filtros principais que você não deve ignorar porque protegem o motor e afetam a qualidade do ar na cabine. O filtro de ar do motor impede a entrada de sujeira, detritos e outros contaminantes. Isso também inclui poeira ou outras partículas que vão da cabine para o motor.
O filtro de cabine bloqueia poluentes que poderiam fluir através do sistema HVAC do carro. Poeira, poluição atmosférica, pólen e esporos de mofo, entre outros, são impedidos de contaminar o ar interno. Para manter isso em segurança, você precisará substituir o filtro de cabine também.
Embora o filtro da cabine geralmente seja de fácil acesso, o filtro de ar pode variar, dependendo da marca e do modelo que você está dirigindo. Filtros entupidos fazem com que o motor trabalhe mais para empurrar o ar, afetando assim o desempenho e a eficiência do combustível.
As montadoras podem ter prazos de manutenção recomendados com base na quilometragem manual ou podem não mencioná-lo. De qualquer forma, todos eles oferecem alguma orientação sobre quando é o momento certo. Geralmente, o recomendado é a cada 10.000 km.
6. Velas de ignição
As velas de ignição desempenham um papel importante na eficiência do motor e podem ser suscetíveis ao acúmulo que afeta o desempenho geral. O manual do proprietário geralmente informa com que frequência as velas de ignição precisarão ser substituídas, mas sua vela de ignição pode precisar ser substituída mais cedo se:
- Seu carro luta para acelerar.
- Você tem problemas para ligar o motor ou ouve sons estranhos de falha de ignição “estalos”.
- Você percebe uma piora na economia de combustível.
As velas de cobre têm um eletrodo central mais longo do que as velas de irídio. As velas de irídio são mais caras, mas duram mais e oferecem uma faísca melhor. Quando você verifica suas velas de ignição (o manual do proprietário lhe dirá onde elas estão localizadas sob o capô), o eletrodo e a ponta não devem estar pretos por causa da sujeira do motor. Se estiver, você precisa limpá-lo ou substituí-lo. Geralmente, a troca é indicada a cada 20.000 km rodados.
7. Correias
As correias sincronizadoras e serpentinas são as mais comuns e, mais cedo ou mais tarde, você terá que substituí-las. Os fabricantes têm recomendações diferentes sobre quando você deve fazer isso, portanto, não há um número universal para cada veículo. Estes não são fáceis de substituir numa garagem em casa, então é melhor deixar para um mecânico para manusear durante a manutenção do carro.
8. Substituindo as palhetas dos limpadores de para-brisa
Depois de notar que a água restante escorreu para o para-brisa após cada passada, talvez seja hora de trocá-los por novos. Você sempre pode tentar limpar a borracha com um pano para ver se isso melhora o desempenho, caso contrário, será necessário realizar a troca dos mesmos.
Os limpadores têm comprimentos e tamanhos padronizados, então depende do que seu carro suporta. Às vezes, os da esquerda e da direita terão comprimentos diferentes. Eles também são compostos de duas partes – o braço de metal e a lâmina com a borracha anexada – portanto, talvez você precise substituir apenas a borracha e não o braço.
Por mais simples que pareça, estes são um dos itens importantes que devem ser levados em consideração ao fazer a manutenção do carro, pois se não estiverem em perfeito funcionamento podem dificultar a visão do motorista e implicar em acidentes.
9. O que fazer quando a luz do mecanismo de verificação acender
A luz do mecanismo de verificação é sempre um pouco chocante quando você a vê, porque não fornece nenhum contexto, apenas fica acesa e piscando sempre que liga o carro. O que significa aquela pequena luz? Pode significar qualquer coisa! Às vezes não é nada sério, mas em outras sim. Felizmente, existem maneiras de investigar e descobrir ao ler o manual do usuário.
Nesse caso, o conselho é procurar por uma oficina autoelétrica para realizar a manutenção do carro.