Ao seguir algumas dicas e colocar em prática algumas técnicas para prever os preços, é possível investir com os pés no chão
Atualmente, o mundo digital está de olho nas criptomoedas. Muitos investidores, inclusive aqueles que são conhecidos por serem digitais influencers, dizem que esse mercado ainda está em expansão e que as chances de ele explodir e muita gente ganhar uma boa quantidade de dinheiro é enorme. Isso pode realmente acontecer, afinal, o boom do Bitcoin foi exatamente assim. No entanto, por trazer vários riscos, há poucos corajosos que conseguem investir sem medo.
O mercado de criptomoedas pode ser considerado uma faca de dois gumes. Afinal, ele pode tanto enriquecer quanto falir um investidor em questão de horas. No entanto, com as ferramentas e técnicas certas, é possível fazer análises que ajudam a antecipar movimentos de mercado que poderiam causar esse problema. E, usando isso, muitas pessoas já estão lucrando com investimentos em Ben the Dog, a nova moeda meme que ganhou o coração e o bolso dos investidores.
Como prever os preços das criptos?
A volatilidade desse mercado torna essencial encontrar estratégias confiáveis para prever os preços e os movimentos, principalmente os negativos. Felizmente, existem várias abordagens para analisar e prever, que vão desde métodos comuns até tecnologias mais avançadas. Para entender como essas técnicas funcionam e como podem ser aplicadas para melhorar as decisões de investimento, basta continuar a leitura.
Análise técnica
A primeira dica para conseguir ter maior previsibilidade é focar na análise técnica. Essa é uma das abordagens mais populares, utilizadas por negociadores do alto escalão para prever os preços de criptomoedas.
Seus fundamentos têm base nos estudos de gráficos e comportamento das criptos, no caso na sua flutuação de preços, tudo apenas para identificar tendências e fazer previsões futuras. A ideia principal é que os preços seguem padrões repetitivos ao longo do tempo, e esses padrões podem ser identificados.
Análise fundamentalista
Outro ponto interessante é a análise fundamentalista. Ela tem sua estratégia focada na avaliação do valor dos ativos. Diferentemente da análise técnica, que se concentra em padrões históricos de preços, esse segundo método examina os fundamentos e a saúde do projeto por trás da criptomoeda. Entre os aspectos analisados estão:
- tecnologia e inovação;
- uso e adoção;
- equipe e parcerias.
Ao avaliar a fundo cada um desses fatores, é possível obter uma visão mais esclarecedora do potencial futuro da criptomoeda e se ela está subvalorizada ou supervalorizada em relação ao seu preço atual. Tudo isso conta pontos positivos na hora de investir.
Uso de algoritmos
Com o avanço da tecnologia, investidores do mundo todo têm adotado algoritmos para prever os preços de criptomoedas. Alguns algoritmos utilizam técnicas de análise de séries temporais, como ARIMA (AutoRegressive Integrated Moving Average) e modelos de suavização exponencial. Isso possibilita prever os preços com base em dados históricos, quase a mesma premissa da análise técnica.
Além disso, existem algoritmos de trading que realizam operações automaticamente com base em regras predefinidas. Esses algoritmos podem monitorar o mercado em tempo real e executar operações de compra e venda sem a necessidade de intervenção manual. Isso pode ser útil para aproveitar oportunidades de mercado rapidamente e com maior precisão.
IA
A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina estão trazendo novas possibilidades para o mercado de criptos. Esses dois podem analisar grandes volumes de dados e aprender com os padrões de mercado para fazer previsões bastante precisas.
Por isso, cada dia mais é possível entrar com o pé no chão no mercado rentável de criptomoedas. Ao apostar as fichas nessas ferramentas e técnicas, é impossível não conseguir lucrar ao menos um pouco com esse mercado. Então, pesquise bastante cada opção, veja qual se enquadra nas estratégias que você pretende executar e comece a negociar o quanto antes.