Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que serve para descobrir quais são as principais tendências de uma palavra-chave. Ela mostra o que tem sido mais pesquisado, considerando a localização e o período.
O Google tem como objetivo melhorar cada vez mais a experiência do usuário, e ele pensa muito no trabalho de quem precisa produzir conteúdos relevantes na internet, e foi por isso que desenvolveu o Google Trends.
Ele disponibiliza os assuntos e palavras mais pesquisadas pelas pessoas, e as informações disponíveis são geradas pela base de dados do buscador mais usado no mundo inteiro.
Por meio dele, a organização consegue acompanhar gratuitamente o nível de procura na internet por determinada palavra-chave ou um tópico.
Também é possível fazer comparações entre diferentes termos, além de avaliar a sazonalidade ou o progresso de um assunto em um período. Tudo o que foi pesquisado desde 2004 está disponível na ferramenta.
Ela mostra as palavras mais pesquisadas, as regiões que se destacam para um termo, as dúvidas mais comuns entre os usuários, tendências de marketing digital, entre outras informações.
Por conta de sua relevância, este artigo vai mostrar como funciona o Google Trends, quais são as vantagens de utilizá-lo, quais são as limitações da ferramenta e como interpretar os dados obtidos.
Tópicos
Como funciona o Google Trends?
O funcionamento da plataforma consiste no armazenamento e organização de todas as pesquisas feitas no buscador e em outros canais, como no caso do YouTube.
Ele retira informações pessoais, buscas pouco realizadas pelos usuários e pesquisas que foram feitas pela mesma pessoa em um curto período.
Pesquisar um termo no Google Trends, por exemplo, empresa de limpeza predial terceirizada, a ferramenta disponibiliza um gráfico que ajuda a observar a variação das buscas sobre o mesmo assunto e mostra o interesse do público em um período.
Também é possível definir o tempo que será analisado, a localização dessa pesquisa e o tipo de busca, ou seja, se ela aconteceu na internet, se o usuário estava procurando uma imagem, se queria ver uma notícia ou se pesquisou no YouTube.
O criador de conteúdo pode contar com uma base de dados do Google e isso vale muito a pena porque trata-se do buscador mais usado pelas pesquisas na internet.
A ferramenta também oferece informações organizadas sobre vários assuntos e ajuda a compreender o comportamento do usuário.
Se alguém estiver sem tempo para acompanhar as variações em relação ao interesse nas palavras-chave, o Google facilita o trabalho e emite um relatório sobre as principais tendências de busca em uma região, oferecendo informações valiosas.
Vantagens do Google Trends
Essa ferramenta é muito vantajosa para identificar tendências de mercado, além disso, uma empresa de içamento pode aproveitá-lo para produzir seus conteúdos. Ele mostra as palavras mais pesquisadas e traz algumas ideias para a criação de materiais.
É uma forma de garantir que eles estejam de acordo com os interesses do usuário, além de ajudar a produzir algo completo sobre um tema. Consequentemente, a companhia atrai mais visitantes para as páginas institucionais.
A plataforma também oferece a possibilidade de analisar os Picos de interesse sobre um assunto, o que permite e se antecipar e planejar campanhas envolvendo links patrocinados ou até na hora de organizar o calendário editorial.
Para quem possui uma plataforma de vendas e deseja descobrir novidades para aprimorar os serviços oferecidos, pode usar o Google Trends para compreender os interesses do consumidor.
O canal se torna ainda mais relevante devido à concorrência no mercado que exige das empresas muita atenção em relação às ações de marketing digital.
Quando se trata de anúncios, um simples termo pode definir a taxa de cliques da campanha e seu acesso, mas o Google Trends fornece estatísticas para encontrar o sinónimo que se encaixa melhor ao público que deseja impactar.
Para uma loja conserto celular, é uma forma de definir quais palavras-chave têm mais chances de gerar bons resultados porque a ferramenta auxilia no processo de escolha. Dessa forma, a companhia consegue gerar mais tráfego.
Também é possível fazer comparação entre termos para escolher aquele que mais se encaixa ao público que a organização quer impactar.
Indo um pouco mais além, ele facilita o planejamento de campanhas porque oferece insights valiosos sobre determinado tema. Como resultado, a marca vai gerar estratégias capazes de impactar a audiência certa.
Limitações do Google Trends
Algumas pessoas acreditam que o Google Trends faz uma sondagem científica, mas isso não é verdade e por isso não deve ser confundido com dados de sondagem.
A ferramenta apenas reflete o interesse de pesquisas, por meio de tópicos específicos, só que um tópico não reflete se ele é popular ou vencedor.
Por exemplo, se durante o uso uma empresa identificou que entre as palavras-chave mais procuradas está o termo “braços roboticos industriais” deve apenas entender que por alguma razão existem muitas pessoas que procuram esse tópico.
Como interpretar os dados do Google Trends?
De nada adianta usar o Google Trends se o profissional não souber analisar as informações fornecidas por ele. Para verificar os resultados mostrados pela ferramenta, também não é necessário ser um especialista em estatística ou matemática.
Também não é necessário conhecer modelos numéricos extremamente sofisticados, visto que os valores exibidos são fáceis de interpretar.
Ao fazer uma pesquisa na plataforma, o gráfico mostra uma pontuação de 0 a 100 e se refere à popularidade daquele termo.
Se uma palavra-chave apresentar uma pontuação 0, então significa que não existem dados suficientes para determinar a popularidade do termo.
Mas se outra palavra apresentar pontuação 50, significa que possui metade da popularidade. Mas se a palavra-chave “grelha piscina” apresentar pontuação 100, então é porque possui o máximo de popularidade.
Ao fazer uma análise dos gráficos, o criador de conteúdo consegue identificar termos que aumentaram repentinamente nas buscas e outros que são mais recorrentes.
Com base nessas informações, fica mais fácil identificar as estratégias que podem ser usadas no negócio.
Funcionalidades do Google Trends
A plataforma de tendências do Google fornece várias informações organizadas sobre assuntos diferentes, principalmente relacionadas ao comportamento dos usuários, e algumas de suas funcionalidades são:
- Identifica tendências;
- Faz comparação de palavras;
- Mostra a palavra certa;
- Permite download de informações;
- Resultados por tipo ou formato.
O Google Trends é uma ótima ferramenta para identificar as principais tendências e a sazonalidade de um termo. Por exemplo, a procura por “Black Friday” aumenta muito durante os meses de outubro e atinge seu auge em novembro.
São pessoas que estão procurando promoções de vários produtos e serviços, desde um celular até escolta armada. Isso mostra que o termo Black Friday representa uma busca sazonal.
A plataforma também faz um comparativo de palavras, e isso ajuda a analisar como dois termos sinônimos se comportam.
Isso é muito interessante para negócios que fazem anúncios, além de ser muito útil para inserir uma palavra que se encaixe perfeitamente às buscas do público e consiga impactar as pessoas.
Também é uma ferramenta muito útil para profissionais que querem usar determinada palavra em algumas ações. Por exemplo, é possível identificar os locais onde um termo específico é usado.
É algo muito útil para entender como as pessoas procuram sobre determinado assunto e se elas utilizam termos em conjunto.
Além de analisar todos os dados usando essa ferramenta, um fabricante de folha de lixa com velcro também pode fazer o download do relatório para acessá-los sempre que tiver alguma dúvida.
Tudo o que ele precisa fazer é selecionar as opções definidas para essa finalidade e acessar todos os dados baixados automaticamente, direto no dispositivo.
O Google possui diferentes categorias de busca, como no caso da opção de imagens, notícias, shopping, entre outras. Os resultados mostrados pelo Google Trends também podem ser exibidos da mesma forma.
A ferramenta permite que o usuário refine suas pesquisas, considerando a categoria que deseja, podendo ser imagens, vídeos, notícias, entre outras.
Com isso, um fabricante de tela para escada bebê consegue saber se os termos usados por seu público-alvo estão relacionados a algum formato específico de conteúdo, o que facilita na hora de criar os materiais.
Considerações finais
Hoje em dia, para que uma empresa tenha sucesso em seu posicionamento orgânico no Google ou para que seus anúncios consigam impactar uma grande quantidade de pessoas, é necessário escolher uma boa palavra-chave.
Além disso, é fundamental conhecer tendências de pesquisas para saber os assuntos que as pessoas estão procurando e que podem ser aproveitados pelo negócio.
Para descobrir esses assuntos e os termos usados pelos usuários para fazer as pesquisas, nada melhor do que o Google Trends. Ao utilizá-lo e interpretar seus dados, a empresa consegue melhorar consideravelmente suas decisões estratégicas.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.