Confira alguns dos principais pratos típicos da culinária goiana.
Goiás, estado do Centro-Oeste do Brasil, possui a maior parte do seu território localizado em uma região de cerrado, fator que exerce uma grande influência em sua gastronomia. Afinal de contas, boa parte dos seus ingredientes são oriundos desse tipo de bioma, sobretudo os frutos.
Além disso, Bahia e Minas Gerais também participam ativamente da gastronomia local, o que resulta em uma culinária que mescla ingredientes típicos do Centro-Oeste e do Nordeste brasileiro. A viação Gontijo oferta passagens de ônibus baratas para quem deseja visitar o local e provar a comida da região.
Para ajudar você a aproveitar o melhor do turismo gastronômico em sua viagem a esse belíssimo estado, criamos uma lista com os principais pratos típicos da culinária goiana. Confira!
Arroz com pequi
O arroz com pequi é o prato mais famoso da gastronomia goiana. Inclusive, a fama do pequi é tanta que basta uma breve conversa com os moradores locais para o fruto se tornar o assunto.
Típico da região do cerrado, o pequi costuma dividir opiniões e normalmente não há meio-termo sobre ele. Isso porque o fruto possui um cheiro e um sabor bem marcantes que não permitem indecisão. Ou seja, você vai amar ou querer passar longe.
Na receita tradicional de arroz com pequi, os grãos de arroz são temperados pelos caroços amarelados do fruto. No entanto, é importante ressaltar que é preciso ter um pouco de cuidado para degustar essa receita, pois o caroço do pequi possui espinhos.
Pamonha goiana
Se você pretende conhecer o estado de Goiás, não pode, em hipótese alguma, deixar de experimentar a legítima pamonha goiana. Mais do que uma comida típica da região, reunir a família para preparar e degustar esse delicioso alimento é uma verdadeira tradição local.
A massa, feita de milho, costuma ser servida recheada com queijo à moda goiana. Contudo, isso não é uma regra, pois ela pode ser preparada conforme a preferência de cada pessoa e servida de diversas maneiras, seja com creme de pequi, frango, jiló, linguiça calabresa ou até mesmo doce, como sobremesa.
Empadão goiano
O empadão é um prato bastante popular em diversos lugares do Brasil, mas os goianos dão um toque especial à receita que é praticamente impossível de resistir.
Muito bem temperada e bastante suculenta, a versão goiana é tradicionalmente recheada com frango caipira, mas as carnes de boi ou de porco também podem ser usadas.
Dessa forma, pode-se dizer que esse empadão é se assemelha a uma torta salgada com massa fina e porosa, que pode ser recheada conforme o gosto da pessoa, assumindo uma grande quantidade de sabores — todos maravilhosos.
Galinhada
A galinhada é o prato preferido de muitos goianos. Além do tradicional arroz com galinha, ela também pode ser acompanhada com milho, açafrão, o famoso pequi, pimenta-de-cheiro e bastante cebolinha verde. Essa combinação divina resulta em um prato bastante colorido e delicioso.
Embora haja uma disputa com o estado de Minas Gerais sobre quem foi o responsável pela criação do prato, de uma coisa temos certeza: apenas o goiano leva pequi.
Panelinha goiana
A panelinha é uma receita muito tradicional dos goianos. Ela consiste, basicamente, no preparo do arroz e da carne juntos na mesma panela, que deve ser preferencialmente de barro.
Há diversos sabores de panelinha, mas o frango caipira e a carne de sol são os dois mais tradicionais.
Ela também pode ser preparada conforme o gosto de cada pessoa, mas o que não pode faltar é o açafrão, a pimenta-de-cheiro e, é claro, o tradicional pequi.