Alimentos diuréticos, juntamente com uma dieta com pouco sal é um grande aliado quando se sofre de retenção de líquidos e quer diminuir o volume.
Alimentos diuréticos são uma das melhores soluções para lidar com a hipertensão e a retenção de líquidos. As pessoas que estão em um regime de perda de peso muitas vezes fazem uso de alimentos diuréticos para se livrar de líquidos indesejados e reduzir seu peso corporal.
Alguns dos alimentos diuréticos mais eficazes que podem ajudar a baixar a pressão arterial e reduzir o excesso de água serão listados a seguir, para que você possa encaixar na sua alimentação no dia a dia.
Alimentos diuréticos para adicionar na sua dieta
- Aipo: óleo essencial de aipo é muito rico em uma substância purificadora que ajuda a eliminar líquidos e toxinas, o que também beneficia os rins. Além disso, por ser rico em potássio ele remineraliza o corpo compensando os sais perdidos na urina. O aipo é ideal para preparar caldos depurativos e combinados com frutas e legumes se tornando em um rico caldo verde.
- Alcachofras: A alcachofra é uma planta muito completa em termos de purificação está em causa, bem como estimula a função renal e aumentar a diurese, é rica em cinarina, que estimula a secreção de bile da vesícula biliar ajudando a manter o fígado “limpo”. Se tomarmos um extrato concentrado devemos tomar cuidado, pois este extrato concentrado pode interferir em alguns remédios.
- Aspargos: Certamente tenho notado que quando comemos aspargos, nossa urina cheira forte. O odor é causado pelo ácido aspártico contido nos aspargos, o que aumenta o metabolismo e ajuda a eliminar as toxinas. Aspargos aumenta a circulação nos rins e, consequentemente, a filtração, os quais são altamente recomendados no caso de pernas inchadas.
- Berinjela: A berinjela é um dos diuréticos que por seu sabor nos possibilita uma infinita gama de preparados na cozinha. Podemos fazer as tortas, assados, recheados, patê de berinjela como lasanha de vegetais, etc.
Há alguns entusiastas de perda de peso que garantem que a “água de Berinjela” (se prepara isso fervendo a berinjela e tomando a água) é mão santa para perder peso, mas eu não tenho nenhuma prova disso! Então é melhor usá-lo para cozinhar, certo? - O vinagre de maçã: O vinagre de maçã tem muitas propriedades que podem nos ajudar a perder peso, entre os quais o seu efeito diurético. Seu alto teor de potássio ajuda a remineralizar enquanto aumenta a diurese. Para beneficiar-se dele, vamos tomar uma colher de chá diluído em água antes das três principais refeições (café da manhã, almoço e jantar).
- Salsa: Salsa não é apenas uma decoração agradável para seus pratos, mas é um poderoso diurético natural que ajuda a limpar o corpo e reduzir a retenção de líquidos, mas também é rica em beta-caroteno e vitamina C. Você pode usá-lo diretamente em seus pratos ou levá-la para infundir.
- Chá verde: É da “cultura popular” que o chá verde é maravilhoso. Vários livros foram escritos por suas propriedades antioxidantes, mas não se esqueça que é um grande diurético natural. Por isso, é altamente recomendado em dietas de controle de peso ou no caso de você querer remover a gordura localizada, que não só ajuda a remover o líquido, mas também ativa o nosso metabolismo para queimar gordura mais eficientemente.
Algo que também deve ser removido de sua dieta diurético é açúcar e sal. Pois eles são alguns dos responsáveis pela retenção de água em seu corpo.
Em um artigo futuro falarei de frutas diuréticas, que também será um grande aliado para a retenção de água! Você tem alguma dúvida sobre os alimentos diuréticos? Deixe nos comentários!