Se você tem pets em casa, saiba como evitar doenças urinárias
Criar animais de estimação não é uma tarefa fácil. Constantemente, temos preocupações acerca da saúde, da felicidade, alimentação e tudo o mais que envolve o bem-estar do nosso pet.
Infelizmente, nem sempre sabemos de antemão como prevenir alguns problemas, mas para isso existe o veterinário. Lembre-se: é muito importante fazer consultas periódicas para checar a saúde do seu animal.
No entanto, podemos estudar um pouco e nos preparar para evitar algumas doenças. Por exemplo: você sabia que manter a caixa de areia para gatos limpa é uma forma de evitar a infecção urinária? Se você gostou dessa dica e quer saber mais sobre como são as doenças urinárias e como evitá-las, continue lendo.
Tópicos
Quais são as principais doenças urinárias em pets?
Primeiramente, antes de saber como tratá-las e como evitar essas doenças, devemos conhecê-las para ter o embasamento ideal e, aí sim, combater. As doenças urinárias caracterizam-se por serem muito dolorosas em qualquer animal. Assim, acabam acarretando outros problemas, como falta de apetite, estresse e cansaço nos animais.
Tanto cães quanto gatos compartilham de alguns desses problemas. Um deles é o cálculo renal, também conhecido popularmente como pedras nos rins. Existem inúmeros tipos de pedras nos rins, que só podem ser identificados a partir de exames laboratoriais. A maior preocupação dos cálculos é a obstrução no sistema urinário, pois podem afetar a bexiga, a uretra, os ureteres e os rins do animal.
Outras doenças comuns em gatos e cachorros, e que se assemelham aos cálculos renais, são a nefrite (inflamação nos rins) e a cistite (inflamação na bexiga). Por fim,
podemos citar a ruptura de bexiga, também comum em cães e gatos. Essa doença pode ser causada por acidentes, complicações na cirurgia de bexiga e outros fatores. Pode ser diagnosticada pelo exame ultrassonográfico.
Como evitar as doenças urinárias de cães e gatos?
Poucas pessoas sabem disso, mas os gatos bebem muito menos água que os cães. Por esse motivo, a urina dos gatos é muito mais concentrada, tornando-os mais propícios a desenvolver esses problemas.
Normalmente, o que pode causar esses tipos de doenças são obesidade, estresse, baixa hidratação e também a falta de higiene. Por isso, você deve fazer passeios com seus animais. Outra dica é estimulá-los a brincar e a correr, a fim de fazer exercícios para evitar o sedentarismo.
A dieta dos seus pets também é muito importante. Uma alimentação balanceada evita a obesidade, infecções como a urinária e também outras doenças. Por fim, lembre-se de fazer com que seu bichinho de estimação beba bastante água. Também não se esqueça de dar banhos regulares.
Como identificar doenças urinárias no meu pet?
Como já falamos, várias dessas doenças urinárias atrapalham todo o sistema urinário dos animais, causando dificuldade na hora de urinar. Alguns sinais claros são dados nesses casos: dor ao urinar, sangue na urina, urina com forte odor ou com coloração diferente.
Afora isso, outros sintomas dessas infecções são febre, cansaço, fraqueza e falta de apetite do animal. Caso você repare esses sinais no seu bichinho de estimação, deve levá-lo para o veterinário e fazer os exames que serão solicitados.
Como tratar doenças urinárias em cães e gatos?
Ao levar o seu bichinho de estimação ao consultório, todos os exames serão realizados. Então, o médico veterinário passará todas as informações necessárias sobre os procedimentos a serem seguidos com os remédios.
Normalmente, o tratamento se dará apenas com analgésicos para evitar a dor e antibióticos para diminuir as inflamações. Caso o seu pet possua cálculos renais ou algum outro problema de obstrução do sistema urinário, é possível que ele precise ser submetido a um procedimento cirúrgico.