Durante a pandemia da covid-19, todos aqueles que tinham um negócio, viram a importância de se ter uma comunicação mais clara e eficiente com o cliente.
Mas mesmo que o marketing digital tenha ganhado grandes seguidores nos últimos 2 anos, ainda existem pessoas relutantes em usar esse método.
O marketing digital obviamente dá resultados mas é necessário que as pessoas saibam operar as ferramentas com precisão.
Por isso, separamos as 3 estratégias que te ajudam a ter mais clientes.
Tópicos
Marketing de smartphones
As pessoas usam seus smartphones o tempo todo e, por causa disso, o marketing de smartphones também está entre os tipos mais importantes de marketing digital. Isso é especialmente verdadeiro se seu público-alvo for a geração mais jovem.
Os profissionais de marketing têm muitas opções para alcançar seus clientes em potencial por meio do marketing de smartphones. As mensagens de texto têm uma taxa média global de abertura de 94% e uma taxa de cliques de 19%.
Como resultado, o marketing de smartphones é uma oportunidade incrível para promover um negócio online e é provavelmente um dos tipos mais eficazes de marketing digital.
Além de enviar mensagens de texto aos assinantes, você pode envolver ainda mais o público fornecendo aplicativos móveis gratuitos para dispositivos Android e iOS.
No marketing médico, elaborar um aplicativo que seja interativo e onde o paciente possa interagir com a plataforma, marcar consulta ou até mesmo falar com o médico da área, pode ajudar com que ele se sinta acolhido e continue recomendado e frequentando o consultório ou hospital.
Seu aplicativo também pode realizar ações específicas que aumentam a visibilidade. Por exemplo, ele pode enviar aos usuários notificações push em tempo real que aparecem em seus smartphones quando um novo conteúdo está disponível no site do hospital ou então quando uma consulta marcada está perto de ser realizada.
Plataformas de mensagens populares, como Messenger e Telegram, também permitem que você crie bots de marketing com os quais você pode adquirir novos clientes de maneira centrada no ser humano.
Prós do marketing de smartphones
- Com uma taxa de abertura e de cliques tão alta, o marketing móvel pode gerar resultados significativos.
- Os profissionais de marketing podem alcançar o público nos dispositivos em que passam a maior parte do tempo.
Contras do marketing de smartphones
- Os anunciantes são bastante limitados a quem podem segmentar com o marketing de smartphones.
- Pode ser muito caro se você estiver criando um aplicativo móvel que os usuários possam baixar e instalar em seus smartphones.
Marketing afiliado
O marketing de afiliados possibilita reduzir sua carga de trabalho de marketing terceirizando-a para provedores de serviços externos.
Com o marketing de afiliados, você paga apenas pelas conversões, depois que um afiliado fechou um negócio e o cliente comprou o produto.
Os profissionais de marketing de afiliados fazem todas as atividades de marketing relacionadas, desde posicionamentos de banners até páginas de destino. A melhor coisa sobre o marketing de afiliados é que ele não tem custo inicial e você pode decidir sobre os termos e taxas que paga aos afiliados.
O programa de afiliados online mais notável é o Amazon Associates, que permite que qualquer pessoa promova os produtos da Amazon e ganhe uma comissão depois que alguém comprar um produto com sucesso usando seu link de afiliado.
As empresas menores também podem usar programas de afiliados – é um tipo de marketing digital especialmente popular no setor de tecnologia.
No entanto, você só deve iniciar um programa de afiliados se tiver os meios para monitorar e educar adequadamente os afiliados.
Prós do marketing de afiliados
- Você obtém acesso ao público de outro criador. Isso é especialmente útil se você conseguir afiliados com grandes públicos.
- Você só precisa pagar quando o afiliado gerar uma venda com sucesso.
Contras da marca de afiliado
- Gerenciar influenciadores pode ser um desafio, especialmente se você tiver centenas de afiliados.
- Se os filiados estiverem criando conteúdo na forma de artigos de blog ou vídeos, eles podem acabar competindo com o conteúdo do seu site nos resultados de pesquisa do Google e do YouTube.
- SEO: as empresas investem pesado em agências de SEO para ranquear seus produtos. Portanto, seus conteúdos estariam competindo com as próprias empresas.
O marketing viral faz uso de todos os tipos de marketing digital mencionados neste artigo. A essência do marketing viral é criar um post, vídeo, meme ou outro tipo de conteúdo curto que se espalhe pela web como um vírus.
Para fazer uma campanha de marketing viral bem-sucedida, você precisa promover o mesmo conteúdo em vários canais, como Twitter, Youtube, postagens em blogs e boletins informativos por e-mail em um curto período de tempo.
Além disso, você precisa criar algo como um vídeo ou gráfico que faça com que as pessoas percebam sua mensagem e a compartilhem com seus contatos.
- Se você conseguir que algo se torne viral, o reconhecimento online da sua marca salta pelo telhado. É muito fácil se tornar um nome conhecido se todos na internet falarem ou compartilharem seu conteúdo.
- Conseguir que algo se torne viral é extremamente difícil.
- Os resultados podem ser difíceis de medir.
- Se sua mensagem de marketing ofender um determinado grupo de pessoas, isso pode resultar em boca a boca negativa.