O implante dentário é uma ótima solução para pessoas que sofreram uma perda dentária, já que possibilita a recuperar funções importantes da boca, além de ajudar na autoestima das pessoas.
Dessa forma, entender como funciona o procedimento, por exemplo, é um jeito de se preparar emocionalmente para questões de medo e quanto mais informações, mas você entenderá a importância desse tratamento.
Tópicos
O que é o implante e quais são os objetivos do Implante Dentário?
O implante dentário é um tipo de dispositivo constituído por um pino de titânio que faz a função de raiz do dente e a prótese que atua como substituta do elemento dentário natural.
Um ponto positivo do implante é a questão da durabilidade, resistência e sua aparência, que é muito semelhante a de um dente natural.
Deste modo, as pessoas podem voltar a mastigar corretamente, melhorar a fala e realizar a higiene bucal normalmente, algo que aumenta muito a qualidade de vida. O ganho estético e de autoestima é outro fator extremamente positivo.
A biocompatibilidade do material é algo muito benéfico, porque reduz bastante os índices de rejeição, já que o titânio é o único metal que é biocompatível com a estrutura óssea.
O principal objetivo do implante é realizar uma reabilitação oral dos pacientes que já sofreram perda dentária, problema que pode ocorrer por traumas, extrações, doenças periodontais, entre outras questões.
Há possibilidade de fazer a reabilitação total, ou seja, pacientes que perderam todos os dentes, por exemplo, passar por um procedimento de implante e utilizar uma prótese protocolo superior.
Trata-se de um processo recolocar um ou mais elementos dentários de modo definitivo. Após o processo, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.
Então, o implante necessita os mesmos cuidados de higiene que já se tem com os dentes naturais, além de visitas regulares ao dentista.
Quais são as etapas do Implante Dentário?
O procedimento de implante segue algumas etapas que são muito importantes para o sucesso do tratamento que são:
Diagnóstico
A primeira etapa é a avaliação, ou seja, ver as condições de saúde bucal, histórico de saúde e principalmente como está a região que poderá receber o implante, ou seja, se há estrutura óssea para suportar o pino.
O processo de avaliação é algo muito comum e fundamental na odontologia, seja para decidir um procedimento de implante ou para instalação de um aparelho dental invisível.
Ao analisar o caso do paciente, o dentista pode solicitar uma radiografia e tomografia para estudar melhor o caso e se a pessoa necessitar fazer outros tratamentos, estes devem ser feitos antes do procedimento de implante.
Intervenção cirúrgica
É um procedimento feito no consultório do dentista, onde há recursos para que o paciente se sinta confortável. O procedimento é iniciado com aplicação de uma anestesia local, deixando a região preparada para a incisão local.
A incisão é feita na gengiva até alcançar o osso onde o pino de titânio será posicionado e depois, uma sutura é feita. Após o procedimento, é necessário um tempo para a recuperação.
O paciente precisa esperar de 3 a 6 meses para a osseointegração, período que leva para que o pino se integre à parte óssea. Com o pino devidamente integrado ao osso, é possível avançar para a próxima etapa.
Elaboração da prótese
Na fase protética, o dentista trabalha na criação da prótese, que pode ser tanto uma prótese fixa preço, quanto móvel ou protocolo.
O tipo a ser utilizado pode ser definido ainda na fase de avaliação. A moldagem é feita no consultório e a confecção da prótese acontece no laboratório.
Colocação da prótese
É necessário fazer novamente um procedimento cirúrgico em que o dentista reabre a região para a colocação da prótese.
Acompanhamento e cuidados especiais com o Implante Dentário
Em todas as etapas, os cuidados e o acompanhamento do dentista são fundamentais para o sucesso do procedimento de implante dentário antes e depois. Para uma boa recuperação, o paciente deve:
- Tomar a medicação conforme prescrição;
- Fazer o repouso corretamente no dia da cirurgia;
- Fazer uma alimentação líquida e pastosa durante o pós-operatório;
- Higienização bucal com escovação e cuidado com a região operada;
- Acompanhamento com o profissional.
Seguindo esses passos, o paciente pode ter uma recuperação tranquila e principalmente, a possibilidade de recuperar as funções estéticas e estruturais da boca.
Portanto, escolher um lugar especializado para a realização do implante, seguir os passos corretamente é uma maneira de ter uma boca mais saudável, conseguir usar aparelho móvel transparente e principalmente cuidar da saúde bucal com qualidade, segurança e assim ter mais bem-estar.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.