O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é um distúrbio de neurodesenvolvimento, que afeta 3,5 a 8% das crianças em idade escolar. Se você é pai ou mãe, é importante conhecer o TDAH significado e TDAH sintomas para ficar atento.
Frequentemente, os pais notam um excesso de agitação desde a idade em que a criança começa a andar ou são alertados assim que elas entram na escola.
Assim que entram na escola, as exigências escolares aumentam: o transtorno leva a dificuldades de aprendizagem e a perturbações sociais e familiares que preocupam as famílias e as levam a consultar.
Se você quer saber mais sobre o TDAH significado, você chegou ao local certo! Isso porque, preparamos um artigo completo sobre o assunto de saúde.
Tópicos
TDAH significado: saiba o que é
O TDAH é um distúrbio do desenvolvimento neurológico que pode levar à desatenção, hiperatividade e impulsividade. Pessoas com TDAH podem parecer inquietas, ter capacidade de atenção reduzida e dificuldade de concentração e agir de forma impulsiva ou imprudente.
Os sintomas de TDAH geralmente ocorrem em tenra idade e na maioria dos casos é diagnosticado quando as crianças têm entre seis e doze anos de idade.
No entanto, algumas pessoas podem receber um diagnóstico tardio porque são erroneamente diagnosticadas com outro problema de saúde mental, como transtorno bipolar, ou o diagnóstico é feito apenas na idade adulta.
Muitas crianças podem passar por fases em que estão inquietas ou têm dificuldade em concentrar-se, sem necessariamente ter TDAH. Se uma criança tiver sintomas sugestivos de TDAH, é importante conversar com um profissional de saúde para fazer um diagnóstico.
Os sintomas geralmente diminuem com a idade, mas muitos adultos continuam a ter problemas e alguns podem desenvolver outros distúrbios psiquiátricos, na maioria das vezes transtornos de humor e ansiedade, transtornos relacionados ao uso de substâncias ou transtornos de personalidade.
Quais são os principais tipos de TDAH?
Agora que você já sabe mais sobre o TDAH significado, vamos ver os diferentes tipos.
Como já dito, as pessoas com TDAH podem ter problemas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, mas não necessariamente os três ao mesmo tempo.
Existe um distúrbio relacionado, chamado transtorno do déficit de atenção (TDA), que pode levar a problemas de desatenção, mas sem a hiperatividade ou impulsividade associada ao TDAH.
Quantas pessoas sofrem de TDAH?
As taxas relatadas de TDAH diferem globalmente, variando em alguns países de 1% entre crianças na escola para quase 20% em outros.
A razão para essas diferenças significativas nas taxas não é clara, mas alguns especialistas afirmam que pode estar relacionada a diferentes definições do transtorno.
Contudo, uma análise de 175 estudos de pesquisa em todo o mundo sobre a prevalência de TDAH em crianças com 18 anos ou menos revelou uma estimativa global de 7,2%.
Sintomas do TDAH
Para que você entenda ainda melhor o TDAH significado, vamos ver juntos os sintomas que esse transtorno causa.
Como já dito, as pessoas com TDAH podem apresentar sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade, mas não necessariamente os três ao mesmo tempo. Os sintomas podem incluir:
Desatenção:
- Ter uma capacidade limitada de atenção; distrair-se facilmente.
- Negligenciar detalhes; cometer erros de desatenção
- Esquecer coisas nas atividades diárias e perder objetos
- Ter dificuldade em realizar tarefas longas e difíceis
- Começar novas tarefas ou projetos antes de concluir outras
- Não ouvir os outros corretamente
- Ter dificuldade em seguir as instruções
Confira também: Libid gel quanto tempo para fazer efeito
Hiperatividade e impulsividade:
- Mover-se ou agitar-se o tempo todo; ser constantemente ativo.
- Ser incapaz de jogar ou aproveitar o lazer em silêncio
- Agir sem pensar e ter pouco ou nenhum senso de perigo
- Falar muito e falar errado
- Interromper as conversas dos outros
Esses sintomas podem levar a problemas de desenvolvimento, como maus resultados acadêmicos, problemas de disciplina e falta de interação social.
Diagnóstico
Não existe um teste único para diagnosticar o TDAH, e seus sintomas podem ser semelhantes aos de outros problemas comportamentais, o que pode levar a um diagnóstico tardio.
O diagnóstico de TDAH só pode ser feito após uma avaliação completa por um especialista nesta área. Os sintomas devem ter sido duradouros e ter impacto na vida cotidiana da pessoa.
Pronto! Agora você já sabe mais sobre o TDAH significado e suas principais informações.